Conheça curiosidades sobre Gramado e Canela, as duas cidades queridinhas do turismo brasileiro!
Origem dos nomes Gramado e Canela
Rumores dizem que o nome Gramado se deu por conta dos tropeiros da serra gaúcha. Ao transportarem os rebanhos de gado de uma região à outra, volta e meia passavam por um imenso gramado, onde hoje é a cidade, e paravam para descansar. A região ganhou o apelido carinhoso de Gramado. O nome originário da cidade de Canela surgiu por um motivo parecido, também em decorrência dos tropeiros. Na região onde hoje é a Praça João Correia havia uma grande caneleira que servia como ponto de encontro dos tropeiros que passavam pela região. A árvore era comumente chamada por eles de “Canela”.
Confira ofertas em restaurantes, parques e passeios!
Diferentes colonizadores das cidades
A região de Gramado e Canela foi colonizada por três diferentes povos: alemães, portugueses e italianos. Desta mistura resultou-se uma cultura diversificada, com muitas particularidades de costumes e uma deliciosa herança gastronômica. Além disso, Canela em específico também teve influências de colônias sírio-libanesas que se instalaram na região. A riqueza cultural adquirida com esta mistura inusitada de saberes é algo que vale a pena conhecer a fundo passando um tempo maior por lá.
Conduta no trânsito urbano, o grande diferencial de Gramado e Canela
Mesmo com a ausência de semáforos, o trânsito urbano em Gramado e Canela funciona perfeitamente, e é costume dos motoristas parar na faixa de pedestre. Esta conduta amplamente adotada pela população e visitantes concede uma boa fama às duas cidades pela segurança e respeito ao pedestre. Além disso, a região possui poucos semáforos. E por incrível que pareça, o índice de acidentes é baixo.